Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Maytenus comocladiaeformis Reissek DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Maytenus comocladiaeformis está representada até o momento pela coleção-tipo, onde as informações sobre a ocorrência da espécie são bastante incompletas e, por uma coleta de 1950, cuja procedência também é imprecisa. Nesta ultima, a etiqueta original não faz referência ao Estado e nem ao município onde foi realizada a coleta. Entretanto, a etiqueta do herbário indica o Estado de Minas Gerais, gerando informações duvidosas e imprecisas, sendo necessário o investimento em pesquisa científica e em esforços de coleta a fim de certificar da existência de subpopulações, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Monteverdia comocladiiformis (Reissek) Biral;

Família: Celastraceae

Sinônimos:

  • > Maytenus comocladiaeformis ;
  • > Maytenus comocladiiformis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Maytenuscomocladiaeformis apresenta os ramos novos com ângulos muito semelhantes aos de M. quadrangulata. A diferença entreessas espécies reside nas dimensões dos pecíolos e folhas, tipo e posição dosespinhos no bordo foliar, nos pedicelos floreais e estípulas (Carvalho-Okano,1992).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais disponíveis

Distribuição

Maytenus comocladiaeformis está representada até o momento pelacoleção-tipo, onde as informações sobre a ocorrência da espécie são bastanteincompletas e, por uma coleta de 1950, cuja procedência também é imprecisa. Nestaultima, a etiqueta original não faz referência ao Estado e nem ao município ondefoi realizada a coleta. Entretanto, a etiqueta do herbário indica o Estado deMinas Gerais, gerando informações duvidosas (Carvalho-Okano, 1992).

Ecologia

Maytenuscomocladiaeformis é umaespécie arbustiva com ramos novos glabros, achatados, retangulares. Folhascoriáceas, glabras, elípticas. Inflorescências em fascículos paucifloros (Carvalho-Okano, 1992).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Possivelmente extinta" (PE), segundo a Lista de espécies ameaçadas de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- CARVALHO-OKANO, R.M.D. Estudos Taxonômicos do gênero Maytenus Mol. emend. Mol. (Celastraceae) do Brasil extra-amazônico. Tese de doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1992.

Como citar

CNCFlora. Maytenus comocladiaeformis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Maytenus comocladiaeformis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/08/2012 - 17:46:29